Elemento pré-fabricado em concreto armado, a SEGUR S100, são usadas tanto para dividir vias quanto para definir proteção lateral em pistas, de tipo New Jersey, simétricas dos dois lados com um metro de altura e estão classificadas para o mais alto nível de contenção de tráfego H1 (nível de contenção “alta”, contemplando através dos crash testes o nível de contenção “alta”), projetadas para produzir uma desaceleração gradual e controlada. A nova barreira SEGUR S100 é o sistema de contenção em cimento armado pré-moldado mais moderno existente no mercado internacional.
Homologado por meio de crash-teste no junho de 2017, o sistema de segurança foi criado para conter ao máximo a deflexão lateral da barreira reduzindo isso ao índice W2. Elas estão presentes em diversos Países, principalmente naqueles que apresentam cultura
de possuírem rodovias de alto padrão de qualidade e segurança, como é o caso de Itália, Alemanha, Suíça, França, Áustria, Portugal e Espanha, onde estima-se mais de 100.000 km de estradas equipadas com estes tipos de barreiras.
CERTIFICAÇÕES
Os nossos produtos são assegurados pelo cumprimento das normas técnicas Brasileiras ABNT NBR 15486:2016 e Europeias as quais são certificadas e confirmadas pelos crash tests oficiais que foram realizados na Europa pelo Ministério do Transporte Italiano, com a certificação UNI EN 1317.
Com a preocupação na redução dos índices de acidentes e redução da força de impacto para os passageiros no momento da colisão (índice ASI A) e considerando o custo/beneficio quando comparado aos dispositivos tradicionais, as concessionárias e os organismos públicos estão trabalhando com muito empenho no sentido de colocar, em seus projetos viários, as barreiras de segurança rodoviária SEGUR S100, além da redução dos índices de acidentes e severidade na colisão, para ter uma rápida e segura recomposição do sistema operacional rodoviário em caso de acidente. Este sistema é altamente versátil, permite máxima proteção operacional em obras viárias e realizações de desvios da pista de rodagem com segurança pelo fácil remanejamento durante os trabalhos. Após utilização elas deverão ser fixadas por definitivo estabelecendo segurança para o trafego na rodovia.
Este sistema de contenção de alta tecnologia devido a constante aperfeiçoamento, é feito através de uma montagem transversal composta de vários elementos modulares pré-fabricados, que configura uma “cadeia” não rígida, este comportamento é exatamente o contrário respeito as barreiras New Jersey tradicionais construídas in loco. Uma das principais características destes elementos de segurança são as ligações longitudinais; que para criar uma “cadeia”, tem na parte superior por toda a sua extensão uma barra de aço roscada embutida no concreto, que através de uma luva de rosca inversa com 28 mm, permite a conexão mútua entre os elementos adjacentes. Além disso as extremidades da base também são interligadas através de 2 placas de aço que são fixadas através de barras roscadas que transpassam a peça. O elemento tem as dimensões:
comprimento ml. 6,18; altura ml. 1,00; largura ml. 0,62 (base) / ml. 0,15 (superior). Peso (kg. 3.600) e internamente composta por uma armação metálica que utiliza aço CA 50 com peso de 147,93 kg.